Adaptação da Performance Wheel para a medição de desempenho em cartórios:
um estudo de caso no setor público delegado
DOI:
https://doi.org/10.21574/remipe.v11i2.537Palavras-chave:
Medição de Desempenho, Cartório, Performance Wheel, Setor Público Delegado, Framework de medição de desempenhoResumo
A literatura sobre Sistemas de Medição de Desempenho foca em modelos para organizações tradicionais, dedicando menor atenção a lógicas operacionais distintas, como os cartórios. Esta pesquisa investiga as particularidades da medição de desempenho nesse ambiente singular. O artigo objetiva desenvolver um Framework de medição de desempenho, adaptando a Performance Wheel pela Pirâmide de Desempenho, como ferramenta de gestão para um Cartório de Registro Civil e Notas em Alagoas. Trata-se de um estudo qualitativo, delineado como um estudo de caso único, exploratório e descritivo. Utilizou-se entrevistas, questionários e análise documental para a coleta de dados, tratados pela Análise de Conteúdo. Os resultados indicam uma visão estratégica clara, focada em atendimento humanizado e segurança jurídica. Contudo, essa diretriz enfrenta desafios operacionais, como retrabalho e digitalização do acervo e também desafios financeiros, especilamente pela tabela de emolumentos defasada. A pesquisa culminou na elaboração de uma Pirâmide de Desempenho com indicadores de Sustentabilidade, Processos e Liquidez. Conclui-se que o Framework resultante é uma ferramenta de gestão adaptada à realidade da serventia. O estudo contribui com um roteiro metodológico adaptável para gestores cartorários e preenche uma lacuna na literatura com dados empíricos de um modelo pouco documentado.
Referências
ATKINSON, Anthony A.; WATERHOUSE, John H.; WELLS, Robert B. A stakeholder approach to strategic performance measurement. Sloan Management Review, Cambridge, v. 38, n. 3, p. 25-37, 1997.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BITITCI, Umit; GARENGO, Patrizia; DÖRER, Viktoria; NUDURUPATI, Sai. Performance Measurement: challenges for tomorrow. International Journal of Management Reviews, v. 14, n. 3, p. 305-327, 2012.
BOURNE, Mike; MILLS, John; WILCOX, Mark; NEELY, Andy; PLATTS, Ken. Designing, implementing and updating performance measurement systems. International Journal of Operations & Production Management, Bradford, v. 20, n. 7, p. 754-771, 2000.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 2 jun. 2025.
BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Pedido de Providências n. 0003082- 92.2025.2.00.0000. Requerente: Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Alagoas - CGJAL. Requerido: Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Relator: Ministro Mauro Campbell Marques. Brasília, 16 de julho de 2025. Diário da Justiça de Brasília, Brasília, DF, 17 jul. 2025.
CHENHALL, Robert H. Integrative strategic performance measurement systems, strategic alignment of manufacturing, learning and strategic outcomes: an exploratory study. Accounting, Organizations and Society, v. 30, n. 5, p. 395-422, 2005.
DENHARDT, Robert B.; DENHARDT, Janet V. The new public service: serving rather than steering. Armonk: M. E. Sharpe, 2003.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FOLAN, Paul; BROWNE, Jim. A review of performance measurement: towards performance management. Computers in Industry, v. 56, n. 7, p. 663–680, 2005.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
JOHANSON, Ulf; SKOOG, Matti; BACKLUND, Andreas; ALMQVIST, Roland. Balancing dilemmas of the Balanced Scorecard. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 19, n. 6, p. 842-857, 2006.
JOHNSON, H. Thomas; KAPLAN, Robert S. Relevance lost: the rise and fall of management accounting. Boston: Harvard Business School Press, 1987.
KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. The Balanced Scorecard: measures that drive performance. Harvard Business Review, Boston, v. 70, n. 1, p. 71-79, jan./fev. 1992.
KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. The Balanced Scorecard: translating strategy into action. Boston: Harvard Business Press, 1996.
LIMA, Ana Lucia C. de; ALMEIDA, Sabrina R. de; MACIEL, Emily T. P.; CALLADO, Antônio André C. Mensuração de desempenho: oficina de construção da Performance Wheel em uma microempresa de serviços. Escritos Contables y de Administración, v. 14, n. 2, p. 56-74, 2023.
LOPES FILHO, Leonardo L.; CALLADO, Antônio André C. Estruturação de um sistema de medição de desempenho em uma microempresa do município de João Pessoa: Performance Wheel. In: CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E FINANÇAS, 10.; CONGRESSO UFSC DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 10.; UFSC INTERNATIONAL ACCOUNTING CONGRESS, 3., 2020, Florianópolis. Anais [...].
Florianópolis: UFSC, 2020. p. 17-44.
LUKKA, Kari. Management accounting in the context of the organisation's culture. In: ASHTON, David; HOPPER, Trevor; SCAPENS, Robert W. (Org.). Issues in management accounting. 2. ed. London: Prentice Hall, 1998. p. 317-339.
LYNCH, Richard L.; CROSS, Kelvin F. Measure up! yardsticks for continuous improvement.
ed. Cambridge: Blackwell Publishers, 1995.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MOORAJ, Stella; O'YON, Dominique; HOSTETTLER, Daniel. The Balanced Scorecard: a necessary good or an unnecessary evil? European Management Journal, Oxford, v. 17, n. 5,
p. 481-491, 1999.
NEELY, Andy; ADAMS, Chris; KENNERLEY, Mike. The performance prism: the scorecard for measuring and managing business success. London: Financial Times/Prentice Hall, 2001.
NØRREKLIT, Hanne. The Balanced Scorecard: what is the score? A rhetorical analysis of the Balanced Scorecard. Accounting, Organizations and Society, Oxford, v. 28, n. 6, p. 591-619, 2003.
PARANJAPE, Bhagyashree; ROSSITER, Margaret; PANTANO, Victor. Insights from the Balanced Scorecard Performance measurement systems: successes, failures and future – a review. Measuring Business Excellence, v. 10, n. 3, p. 4-14, 2006.
QUESADO, Patrícia R.; RODRIGUES, Lúcia L.; GUZMÁN, Beatriz. A. O tableau de bord e o Balanced Scorecard: uma análise comparativa. Revista Contabilidade e Controladoria, v. 4,
n. 2, p. 128-150, 2012.
SILVA, Danilo R. R. da; CALLADO, Antônio André C. Práticas de mensuração de desempenho e abordagem da Performance Wheel: estudo de caso em uma PME do setor moveleiro. Revista OPARA, v. 10, n. 2, 2020.
SIMONS, Robert. The role of management control systems in creating competitive advantage: new perspectives. Accounting, Organizations and Society, Oxford, v. 15, n. 1-2, p. 127-143, 1990.
VAN AKEN, Eileen M.; LETENS, Geert; COLEMAN, Garry D.; FARRIS, Jennifer; VAN GOUBERGEN, Dirk. Assessing maturity and effectiveness of enterprise performance measurement systems. International Journal of Productivity and Performance Management,
v. 54, n. 5/6, p. 400-418, 2005.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
WATTS, Ted; MCNAIR-CONNOLLY, Carol. J. New performance measurement and management control systems. Journal of Applied Accounting Research, v. 13, n. 3, p. 226- 241, 2012.
WOUTERS, Marc; SPORTEL, Mark. The role of existing measures in developing and implementing performance measurement systems. International Journal of Operations & Production Management, v. 25, n. 11, p. 1062-1082, 2005.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.