Avaliação da Sustentabilidade Financeira de Apiário Fixos como estratégia para diversificação econômica de apicultoras em Parauapebas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21574/remipe.v11i2.505

Palavras-chave:

Criação de abelhas, Economia local, Custos operacionais, Agricultores familiares

Resumo

Este trabalho tem o objetivo desenvolver um plano de viabilidade econômica e financeira para a implementação de um apiário fixo no município de Parauapebas, na Vila Onalício Barros, no estado do Pará. A pesquisa é caracterizada como exploratória e quantitativa, realizada por meio da coleta de dados e informações junto a pequenos proprietários de apiários. A análise revelou que, apesar dos desafios relacionados à informalidade na gestão financeira e à obtenção de certificações, a apicultura apresenta retornos financeiros atrativos, com indicadores econômicos positivos, como uma Taxa Interna de Retorno (TIR) de 56,34%, bem acima da Taxa Mínima de Atratividade (TMA) de 7%, e um Payback estimado em 1 ano e 6 meses. No entanto, desafios estruturais, como a falta de certificação e o acesso limitado a mercados mais amplos, ainda representam barreiras importantes para os pequenos produtores locais. Além disso, a informalidade na gestão financeira, especialmente na separação de custos pessoais e empresariais, evidencia a necessidade de capacitação e orientação técnica específica.

Biografia do Autor

Ligriane Coutinho Souza, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, Parauapebas, Pará, Brasil.

Tana Souza Vieira, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, Parauapebas, Pará, Brasil.

Josefa Edileide Santos Ramos, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil.

Marcelo da Costa Borba, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil.

Referências

ALBERTO, G. W. S. et al. Análise da viabilidade econômico-financeira da apicultura. Anais do Congresso Brasileiro de Custos - ABC, 2023.

ALMEIDA, A. Apicultura: produção de mel bate recorde no Brasil. 30 set. 2022.

CASARIN, S. T.; PORTO, A. R. Relato de experiência e estudo de caso: algumas considerações. Journal of Nursing and Health, v. 11, n. 4, 2021.

CAVALCANTE, S. P. et al. Meliponicultura: avaliação da viabilidade econômica e benefícios em pequena e média escala-perspectivas dos produtores. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 13, p. e12236-e12236, 2024.

CHARNET, N. et al. Análise da viabilidade econômica financeira para produção de mel: um estudo de caso em um produtor de pequeno porte. UNIARA, 2018.

COSTA, A. P. A interdisciplinaridade como prática educacional tecnológica em apicultura: estudo de caso da Escola Agrotécnica Federal de Castanhal. 2009. 81 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

CUNHA, M. L. Gestão tributária. Editora Senac São Paulo, 2023.

EMBRAPA. Apicultura melhora produtividade da agricultura familiar na Amazônia. 4 mar. 2021.

IBGE. Banco de Dados Agregados. Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA. 2022.

GRADO, D. A. et al. É possível produzir mais mel?. Iguazu science, v. 2, n. 5, p. 62-69, 2024.

LOURENÇO, M. S. M. et al. Avaliação econômica ex-post de projeto de apicultura: o caso de um município cearense. Razão Contábil e Finanças, v. 12, n. 1, 2021.

MARINHO, A. C. S. et al. Práticas gerenciais empresariais: uma análise a partir da percepção dos gestores de empresas da região geoadministrativa do Vale do Mamanguape–PB. Revista de Gestão e Secretariado, v. 15, n. 1, p. 692-715, 2024.

MENDONÇA, J. S. et al. Educação financeira na gestão empresarial: um estudo sobre as micro e pequenas empresas no centro comercial de Parauapebas/PA. Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec, v. 10, n. 2, p. 285-305, 2024.

PACHECO, R. N. et al. Narrativas e innovación pedagógica y tecnológica en la producción científica latinoamericana: una revisión sistemática exploratoria. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, n. E54, p. 586-601, 2022.

PAULINO, A. et al. Apicultura em Moçambique: um olhar sobre a situação actual e seu potencial como oportunidade de desenvolvimento social e economico sustentável. Studies in Multidisciplinary Review, v. 6, n. 2, p. e18942-e18942, 2025.

RAMOS, Ana Sofia Garcia. Viabilidade económica e financeira de uma unidade apícola. Dissertação de Mestrado. Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal). 2013.

RIBEIRO, A. F. A. O uso da inteligência artificial na contabilidade governamental para ampliar o accountability e a transparência pública: um olhar nas instituições públicas do estado do Maranhão. 2024.

SILVA, A. L. Análise da viabilidade econômica da exploração apícola na região de Araguaína - TO. 2015. 26 f. Monografia (Graduação em Zootecnia) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2015.

SOUZA, G. A. et al. A importância da demonstração do fluxo de caixa pelo método direto na gestão financeira e estratégica de empresas de pequeno porte. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 17, n. 6, p. e8605-e8605, 2025.

SMANIA, G. R. et al. Utilização de métodos quantitativos em pesquisas sobre o uso da escala servqual em instituições de ensino superior. Revista Pernambucana de Administração, v. 2, n. 1, p. 24-46, 2022.

WILMES, R.; WALDHOF, G.; BREUNIG, P. As tecnologias de agricultura digital podem aumentar a disposição de compra de produtos dos sistemas agrícolas atuais? Plos one, v. 17, n. 11, p. e0277731, 2022.

Downloads

Publicado

2025-10-01

Como Citar

Souza, L. C., Vieira, T. S., Ramos, J. E. S., & Borba, M. da C. (2025). Avaliação da Sustentabilidade Financeira de Apiário Fixos como estratégia para diversificação econômica de apicultoras em Parauapebas. REMIPE - Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 11(2), 271–292. https://doi.org/10.21574/remipe.v11i2.505